Um Deus comunhão

quarta-feira, 9 de novembro de 2011 Postado por Lindiberg de Oliveira


A solidão me seduz, e ao mesmo tempo me assombra. É prazeroso ter momentos de isolamento, mas é horrível sentir-se só. E de princípio quero dizer que solidão nem sempre é você se sentir só e destituído de companhia, muito pelo contrário, os que se sentem sós se acham perdidos mesmo num ambiente repleto de pessoas.

O isolamento também é comunhão. É conectar-se com o resto da criação, com o Criador, com Todo. Isso quer dizer que solidão pode significar muita coisa, menos se sentir só. É sentir-se integrado, e não abandonado. Mario Quintana (†1994) propôs que apenas “Deus – que é único, e não tem par – poderia dizer o que é solidão”. O Deus que Quintana sugere é apenas um deus, somente um deus solitário é isolado.

Deus não sabe o que ser só. Ele é o Todo, e no Todo não há solidão. No princípio não está a solidão do Um, mas a comunhão dos Três. A comunhão entre Pai, Filho e o Espirito, entrelaçados e unidos como uma família, formando assim o Deus, Um-Relação-Amor. Contudo, a comunhão é o começo e a fundação de tudo, e a partir daí, tudo que Ele designa guarda as marcas da comunhão. Por isso, ninguém está só e isolado em absoluto. Em seu livro A força da ternura Leonardo Boff diz que “tudo está relacionado com tudo, em todos os pontos e em todos os momentos, a formiga no chão com a estrela mais distante, o nosso coração com o coração de Deus”.

Todos estão unidos a todos em essência, comungados com toda a criação, formando assim o Cosmo.  O Cosmo é essencialmente um Universo, que quer dizer, uno e diverso, um composto de unidade e diversidade, reflexo da divindade, una em essência e múltipla em suas manifestações. Sobre essa comunhão de tudo para com o Todo, John Donne (†1631), grande pensador e poeta, disse o seguinte:

Nenhum homem é uma ilha, completo por si só. Todo homem é um pedaço do continente, uma parte do todo. Se um torrão é erodido pelo mar, a Europa é diminuída, como se fosse um promontório, ou a propriedade de um amigo seu, ou mesmo a sua. A morte de qualquer ser humano me diminui, porque estou envolvido com a humanidade. Por isso, nunca mande perguntar por quem o sino dobra; é por você.
A solidão como sentir-se só, é um prenúncio de inferno. A solidão como ato de isolamento, é um mergulho pra dentro de Deus. Umas das condições de Jesus para conversar com o Criador era dar um salto clandestino na solidão, em secreto, no seu quarto, com porta trancada, de modo simples e singelo. Às vezes o quarto de Cristo era o monte, às vezes era uma mesa farta, rodeada de pecadores. Pra Jesus quem sabe ter comunhão na verticalidade, com o Pai, sabe ter também na horizontalidade, com o próximo, pois, sendo assim, as hastes da cruz se culminam.
                                                                                                        
©2010 Lindiberg de Oliveira