Sobre a Bíblia Dake

sábado, 23 de janeiro de 2010 Postado por Lindiberg de Oliveira

Li muito sobre a famigerada Bíblia Dake nesses últimos dias, sendo que a maioria foram críticas ferrenhas a editora CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus) por ter publicado tal obra. Ora, a própria CPAD lançou um livro do Pr. Hank Hanegraaff com o título “Cristianismo em Crise” que ataca tanto as heresias da Bíblia Dake quanto as atitudes o seu autor; Finis Jennings Dake. O Pr. Silas Daniel, que é Editor Chefe do Departamento de Jornalismo da CPAD, disse que os erros doutrinários foram retirados. Mas parece que a peneira que eles passaram nas heresias estava com fendas gigantescas, pois, eu mesmo adquiri a Bíblia Dake e presenciei algumas inadvertências doutrinárias. Comparei com algumas Bíblias de Estudos, inclusive a Pentecostal e olha só o que pude perceber:

Todas as doenças vêm do Diabo.
Em Lucas 13.11 diz que "estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.”

A nota de rodapé de Lucas 13.11 pag. 1657 da Bíblia Dake diz:

“Ela tinha um espírito demoníaco, que a possuía havia cerca de 18 anos (sic). Jesus disse que Satanás a prendia (v. 16). O que podia ser mais claro quanto às causas das doenças e enfermidades? Elas definitivamente são de origem satânica, não provêm de Deus (Mt 4.23,24; Jo 10.10; At 10.38).

Quanta incoerência. Elizeu faleceu por causa de uma enfermidade (2 Reis 13.14), será que ele estava possuído por demônios? E o que dizer de Timóteo (1 Timóteo 5.23)? Será que a sua enfermidade era de origem satânica também? Basta uma pequena analisada na Palavra para que esse comentário caia por terra.

Contradiz com a própria Bíblia de Estudo Pentecostal, pois, a mesma não apresenta tal generalização.

Deus fez o sol no primeiro dia?
E disse Deus: Haja luz. E houve luz. Gênesis 1.3

A nota de rodapé pag. 2 diz:

O primeiro aparecimento da luz do sol desde que Deus ordenou que os céus escurecessem, trazendo o julgamento do v. 2 (Jr 4.23-26: cf. 2 Co 4.6)

Na pag. 70 em Estudo Temáticos diz que: "... a luz dos dias 1, 2 e 3 vieram do sol assim como havia sido antes."

Nunca pensei que fosse ler tal discrepância em toda a minha vida. E o que é mais interessante, é que as referências não têm nada a ver a nota. A visão de Jeremias descrita em Jr 4.23-26 é referente ao seu povo, e não ao ato da criação.

Essa luz procedia do próprio Deus, que é fonte última da luz; o sol é introduzido mais tarde como fonte imediata v. 14. Essa luz simboliza a vida e a benção. Salmo 4.6 diz: "... Senhor, levanta sobre nós a luz do teu rosto."

As notas de Dake se contradizem com todas as Bíblias de Estudos que pesquisei.

Definições de dias na criação.
Na pag. 70 em Estudos Temáticos da Bíblia Dake, diz:

"A palavra dia é usada 2.611 vezes nas Escrituras, e sempre literalmente com dia [...]. Os dias de Gênesis 1 são literais e numerados de um a 7, [...]".

Apesar de muitos terem visões distintas sobre o assunto, geralmente as Bíblias de Estudo são bem flexíveis mostrando dois tipos de pensamentos. A palavra hebraica usada em Gênesis 1 para dia (yôm) pode ser utilizada para designar tanto um período de 24 horas como uma representação mais simbólica. Existem várias passagens na Bíblia em que yôm é usada num contexto não-literal, como em "o dia do Senhor" — como quando dizemos "nos dias do meu avô", sem que isso signifique que vovô só viveu 24 horas (A Linguagem de Deus - Francis Collins).

Muitas interpretações são difundidas sobre o significado de Genesis 1 e 2. Muitos cristãos sinceros defendem que devemos interpretar esses dias literalmente. Ora, se fizermos isso a Bíblia irá se contrariar. Nem mesmo Santo Agostinho ousou a aplicar uma sentença sobre o assunto.

A Bíblia de Estudo Pentecostal mesmo não se adequando totalmente ao alegorismo, é bem mais flexível traduzindo a palavra dia corretamente.

O céu é um planeta?
Na pag. 71 em Estudos Temáticos da Bíblia Dake, diz:

"Êxodo 20.8-11; 31.14-17 deixa claro que Deus fez (restabeleceu, não criou) os céus (o firmamento, as nuvens, não o planeta céu onde Deus mora) [...]."

Na Bíblia Dake original (em inglês) afirma que Deus usa roupas... come... descansa... habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”(Cristianismo em Crise). Na Bíblia em português encontrei a expressão "planeta céu" introduzidas em outras paginas também. Sem comentários!

Não sou contra a publicação da Bíblia Dake, mas sou contra a publicação da Bíblia Dake como uma obra confessional, ou seja, relativo ao pentecostalismo. Ora, se a CPAD almejasse publicar essa obra que colocasse alguma nota como: "Os ensinos de tal obra distorcem alguns princípios considerados pelo Conselho de Doutrina Pentecostal". Mas não, preferiram fazer jogo de marketing dizendo que é a melhor Bíblia de Estudo que existe. Espero que este agravo seja consertado.

Finis Jennings Dake foi um homem muito inteligente, e como qualquer homem, errou muito.

Não indico a Bíblia para um neófito, e muito menos para um neopentecostal.